Conteúdo Programático

                                        

 

                                                                     

 

MÓDULO 1: AS BASES

Fundamentos das constelações familiares.

Bert Hellinger, história e percurso teórico de fundamentação das constelações.

Conceitos básicos: ordens do amor, dar e receber, pertencimento, a força dos antepassados e a lealdade familiar, o amor cego, amor interrompido, os níveis de consciência.

Campos morfogenéticos e Rupert Sheldrake.

Representantes. Como trabalhar com grupos. Como preparar o campo. Presença. Técnicas de hipnose. Meditações dirigidas antes de começar o trabalho. O olhar terapeutico para cada movimento de cada pessoa dentro de um grupo.

Técnicas corporais para desenvolver o estado da presença.

 

MÓDULO 2: EXCLUSÕES e EMARANHAMENTOS

Excluídos. Abortos. Amor interrompido entre pais e filhos. Amores anteriores. Separações e mortes. O olhar sistêmico e o olhar Hellingeriano para as pessoas com problemas. Adoção. Culpa, segredos de família, carregar pelos antepassados. Como compreender os sentimentos de raiva, ódio, interrupção do amor e da força. Suicídio.

 

MÓDULO 3: RELACIONAMENTOS

Relacionamentos de casal. Homem e mulher. Pai, mãe e filhos. As ordens básicas do amor. Relacionamentos na visão sistêmica. As filhas e os filhos da mãe e do pai. Dificuldades entre o casal e os filhos. Novas configurações familiares: Casamentos anteriores. Enteados. Meio-irmãos.

Conceitos básicos sobre relacionamentos em outras abordagens. Energia feminina e masculina.

Novas configurações familiares: Casamentos anteriores. Enteados. Meio-irmãos. Relações homoafetivas.

 

MÓDULO 4: O CLIENTE e OS GRUPOS

Frases de solução e outras ferramentas para atendimentos individuais ou em grupo. Primeira entrevista. Como abordar e conduzir um cliente antes, durante e após uma constelação familiar. Questionário familiar. Informações importantes a serem perguntadas. Aprendendo a avaliar a prontidão do cliente para uma constelação. A constelação apresentando as defesas do cliente, as sombras do insconsciente, o momentos da “virada”. A prática das constelações familiares em grupo.

O fechamento da energia de grupo após uma constelação, como harmonizar o grupo inteiro. Técnicas de limpeza energética. Frases de fechamento.

MÓDULO 5:   CONSTELAÇAO INDIVIDUAL e RECURSOS ASSOCIADOS  

As práticas das constelações familiares em atendimentos individuais. O uso de recursos das constelações para atendimentos individuais. Bonecos, almofadas, objetos.

 

MÓDULO 6: SER TERAPEUTA   

Ordens da ajuda. Ser terapeuta. Ser constelador. Suas diferenças. Postura, interferência, ética, presença, transferência e contra transferência. Como desenvolver a intuição e a percepção de campo, ser um canal. Conduzir sem interferir, a não intenção.

O amor imaturo como suprimentos de necessidades inconscientes e carências afetivas do terapeuta. O amor maduro.

A orientação aos representantes como algo fundamental. O cuidar dos representantes e suas necessidades pessoais.

Diferenças entre os movimentos do Ego (tanto dos consteladores quanto dos representantes) e movimentos da Alma e do Espírito. O Estar a serviço sem desejos, sem intenções, sem controlar egoicamente o processo de cura. 

 

MÓDULO 7: PSICOLOGIA e PSICOPATOLOGIA

Psicologia. Bases em psicanálise, análise junguiana, gestalt, psicodrama e outros que ampliam as possibilidades de compreensão e condução da constelação. Abordagem fenomenológica sistêmica. O caminho da cura e da individuação, fases necessárias a serem trilhadas e principalmente aceitas durante e após uma constelação. Aprendendo sobre os pactos de vingança infantis e liberação dos scripts familiares. Transtornos mentais. Psicopatologia. Visão psicológica e psicanalítica. Compreensão sob o olhar das constelações. Como tratar em constelações as doenças mentais.

 

MÓDULO 8:  SAÚDE e DEPENDÊNCIAS    

Saúde e doenças. Os órgãos do corpo e as doenças representadas nas constelações. Ligações com emaranhamentos do passado familiar. Dor e cura. O corpo de dor e necessidade de sofrer. Dependências. Vícios. Compulsões. Transtornos alimentares. Visão sistêmica, visão hellingeriana, visão psicológica complementar. 

 

MÓDULO 9:  TIPOS DE CONSTELAÇÕES

Tipos de constelações. A evolução das constelações com Bert Hellinger. As novas constelações. Constelações multidimensionais, quânticas, xamânicas. O uso de outros recursos associados às constelações. Músícas, elementos xamânicos, meditações, EMDR, fogo sagrado, aromaterapia, orações. Resgate de alma dentro de uma constelação familiar. Constelações e vidas passadas.

MÓDULO 10:  A CRIANÇA e O RENASCER 

Gravidez e início da vida: traumas, formação do campo, heranças familiares, etc.

Implicações da gestação e dos primeiros 1000 dias de vida e como trabalhar com constelações antes, durante e depois da gravidez.

O uso da terapia do grito primal e do renascimento nas constelações familiares. A importância do nascimento e suas marcas na vida do adulto.  Pedagogia sistêmica. Aprendizagem. Constelações pedagógicas. O uso das constelações nas escolas. Crianças com dificuldades na escola. TDHA. Bullyng.

 

MÓDULO 11: O TRABALHO E O DINHEIRO 

Constelações Organizacionais. Constelações profissionais: prosperidade, realização profissional. Como trabalhar com empresas. Missão de vida e vocação. Realização profissional. Liderança.

As Ordens do Sucesso, abundância e prosperidade.

O dinheiro como troca de afeto, laços e nós. Crenças negativas e distorções.

Significados simbólicos, emocionais e espirituais da energia monetária.

A posição emocional de quem ganha e de quem não ganha.

O merecimento.

MÓDULO 12: NOVOS CONHECIMENTOS 

Registros Akashicos. Vivências. A multidimensionalidade do Ser.

Ritual de formatura.

 

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Participação em grupos de Constelações Familiares no Espaço Mahalila.

São Paulo

Tel: 011 99685.0606

Email: espacomahalila@gmail.com

​© 2016 Espaço Mahalila.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Siga